Este livro guarda a história de seis bibliotecas: Biblioteca Nacional. Biblioteca Pública do Amazonas, Biblioteca Mário de Andrade, Real Gabinete Português de Leitura, Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul e Biblioteca do Mosteiro de São Bento da Bahia.
2. Histórias das Bibliotecas
Frédéric Barbier propõe uma história das bibliotecas a partir de uma estrutura cronológica ampla, adotando uma perspectiva comparativa: parte das bibliotecas da Antiguidade clássica, passa pelas da Idade Média, acompanha as mudanças decorrentes da invenção de Gutenberg, testemunha tanto a difusão do modelo da “biblioteca mural”, até o final do século XVIII, como a problemática da coletividade e da leitura pública, no século XIX, até enfim chegar à pós-modernidade marcada pela desmaterialização das novas mídias e pela generalização de uma acessibilidade em tempo real. Para o autor, a biblioteca sempre foi uma instituição de transferência cultural, um lugar de encenação e um meio de legitimação do poder, sendo necessário considerar, assim, não só as transformações materiais, mas também a influência do mundo das bibliotecas sobre o mundo do pensamento, das ideias, da informação e da política.
3. história do livro
esse livro também é de Frédéric Barbier, é uma obra que permite ao leitor iniciar-se nos estudos da história da escrita e do impresso, da qual o livro faz parte. Esse é o principal interesse em apresentar a obra ao público brasileiro. São diversos os temas que podem ser depreendidos do livro. Interesses e curiosidades muito distintos podem ser atendidos ou despertados à medida que o leitor vai tomando conhecimento dos vários aspectos da história do livro aqui tratados. Apenas para instigar a leitura destacamos alguns temas importantes apontados no livro: as formas que os impressos foram adquirindo em função dos materiais e técnicas disponíveis para a sua confecção; os ofícios que se desenvolveram em torno dos trabalhos de escrita e impressão; os percursos dos livros, as políticas de produção e os modos de circulação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário