quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Censura aos livros nos dias atuais.



A tentativa de censura criou o efeito contrário: a obra se esgotou em minutos. Além disso, escritores e editoras se manifestaram contra a medida autoritária – que no teórico Estado Democrático de Direito em que o Brasil deveria estar, é ilegal. O episódio do Rio de Janeiro, no entanto, não é isolado. Censura a jornalistas, universidades, ataques fascistas e pensamentos saudosistas com relação à ditadura militar são uma constante no governo Bolsonaro.

No dia 6 de setembro de 2019 os brasileiros assistiram a uma cena que há muito, ao menos desta maneira, não presenciavam: uma comitiva de censores invadindo um evento para confiscar livros. O caso aconteceu no Rio de Janeiro. O prefeito Marcelo Crivella, em sintonia com o governo de Jair Bolsonaro e sua sanha contra a inexistente “ideologia de gênero”, mandou recolher o HQ “Vingadores – a cruzada das crianças”, que traz cenas em que heróis mantém relacionamento homoafetivo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

TIPOS DE BIBLIOTECAS.

O tipo de biblioteca é determinado pelas funções e serviços oferecem, pela comunidade que atende, e pelo seu vínculo institucional. ...