segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Dicas da Nuvem: O Diário de Anne Frank


O Diário de Anne Frank
Uma das mais que importantes dica de livro que o Nuvem Azul dará para que as bibliotecas escolares possam aderir em seu acervo, dando aos usuários uma base de informação histórica e reflexiva, é O Diário de Anne Frank. Mundialmente conhecido por ser um documento que retratada fielmente a aflição que uma família de judeus sofreu na mira dos nazistas, na época do Holocausto, durante a Segunda Guerra Mundial.

Anne era uma menina judia e começou a escrever sobre seu dia a dia no diário que o seu pai, Otto Frank, lhe deu de presente de aniversário de doze anos, em 1942. Ao decorrer de cada página, é fácil se aproximar, e até mesmo se identificar, com essa garota de personalidade marcante e apaixonada pelos estudos. Todas as principais aventuras de uma garota que aos poucos abandona seu lado infantil são descritas e relacionadas com os dias calmos que ela e sua família vivem, até sua irmã, Margot, receber uma carta para comparecer ao campo de concentração nazista.

A partir desse fato, os relatos de Anne se tornam mais intensos e sofridos. Sua família é obrigada a fugir e se esconder em um anexo de um prédio, onde antes seu pai trabalhava, e que, mesmo com pouco espaço, outra família, mais tarde, se junta a eles.

O Diário de Anne Frank possui três versões: "a primeira, que é chamada agora de versão A, começou a escrever espontaneamente, enquanto sua família estava escondida dos nazistas em Amsterdã. Depois, após escutar em uma rádio uma chamada para documentar o sofrimento dos judeus holandeses, ela reescreveu parcialmente o texto, com a esperança de vê-lo publicado depois da guerra, o que resultou na chamada versão B. Frank tinha o sonho de ser escritora. Depois de sua morte, seu pai preparou uma terceira versão, na qual optou por eliminar passagens que tinham a ver com as crises típicas da puberdade. A nova edição [...], inclui as versões A e B."


REFERENCIAS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TIPOS DE BIBLIOTECAS.

O tipo de biblioteca é determinado pelas funções e serviços oferecem, pela comunidade que atende, e pelo seu vínculo institucional. ...