Muito embora alguns bibliotecários se preocupem apenas com a função
educativa da biblioteca, a maioria acredita e defende que ela tem uma
função cultural a desempenhar. Esses últimos preocupam-se em transformar
a biblioteca em um mecanismo real para a formação da consciência crítica
do educando. Há muito que se fala da neutralidade da biblioteca. Mas, o saber
registrado não é neutro. Por esse motivo, o material que compõe o acervo das
bibliotecas escolares necessita ser bem selecionado para que represente a
expressão de várias correntes de pensamento sobre um mesmo conhecimento.
O bibliotecário tem uma responsabilidade enorme, pois dependerá dele
(de seus próprios valores e crenças), o resultado das ações efetuadas dentro da
biblioteca. Se ele considerar a educação em um sentido amplo, não limitado
somente ao ensino, mas, principalmente, voltada à formação de hábitos e
atitudes do aluno, ele não se restringirá a ser um mero técnico-administrativo a
serviço da escola. Ele irá lutar pela conquista da igualdade de oportunidades
sociais que possibilitem a todos os estudantes o acesso ao conhecimento registrado.
https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/431/549
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